segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Controladoria Geral da União nos municípios? Que tal?




Na Carta aberta 001 do dia 17 sugeri a mudança do nome da Câmara de Vereadores para Secretaria Parlamentar de Assistência Social. Alguns leitores, companheiros do PT, acharam que era uma brincadeira. Na verdade, uma proposta como esta caberia na reforma política que está sendo discutida no Congresso Nacional. As Câmaras de vereadores, na maioria dos municípios, brasileiros agem de forma semelhante à de Águas Lindas. Não faria falta nenhuma se fossem extintas, ou acabassem com a função fiscalizadora dos vereadores, já que não fiscalizam mesmo.
Pensem comigo: ... A maior parte do dinheiro que entra nos cofres das prefeituras vem do FPM , Fundo de Participação dos Municípios. A aplicação deste fundo "deveria" ser fiscalizado pela CGU, Controladoria Geral da União. Pois bem ... Tirando esse poder fiscalizador dos vereadores sobraria verba para se convocar concurso público e instalar um órgão fiscalizador subordinado à CGU em todos os Municípios. Poderia até continuar existindo vereadores, com salários bem menores que os atuais e a economia feita poderia ser investida na contratação de assistentes sociais, profissionais preparadas para fazer o que os vereadores fazem mal feito, só para ganhar voto.




A CGU nos municípios poderia funcionar como um parlamento, ou seguindo o modelo dos tribunais, com juízes , fiscais ou promotores, todos concursados, reunidos em sessão pública, para abrir , julgar ou dar início a processos. Se a reforma política fizer algo parecido, é bom lembrar que os membros deste órgão não poderia ser eleitos, mas concursados, igual juiz. Desta forma, com o povo tendo acesso aos debates, julgamentos e
encaminhamento das denúncias para a justiça poderíamos diminuir grande parte da corrupção no Brasil.

Que tal um órgão permanente da CGU - Controladoria Geral da União nos Municípios?

RESUMO
Proponho transformar as Câmaras de vereadores em Secretarias Parlamentares de Assistência Social. Esta proposta caberia na reforma política que está sendo discutida no Congresso Nacional.




Muita câmara de vereadores, não fariam falta se fossem extintas. Que tal se acabarmos com a função fiscalizadora dos vereadores, já que não fiscalizam e delegar esta função para um órgão da CGU a ser instalado nos municípios?


Código do texto: T3455926
Marcos Barbosa
Águas Lindas de Goiás/GO - Brasil, 55 anos




OBS:charges ilustrativa da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e deixe sua postagem