sexta-feira, 23 de março de 2012

Terceirização - A exploração moderna!!




Uma das grandes fontes de exploração de hoje em dia é o trabalho terceirizado.
Uma empresa contrata os serviços de outra empresa ou agência e essa contrata um profissional para executar atividades onde não haja subordinação hierárquica.

Um dos maiores problemas dessa forma de contratação é a desvalorização de salário, benefícios e condições de trabalho. Em outras palavras, a empresa que contrata mão-de-obra terceirizada se dá muito bem, pois a redução de custos é satisfatória para ela, enquanto o trabalhador passa a não possuir um ambiente fixo para se manter (sabemos da alta rotatividade desse meio, além de muitos serviços terceirizados ocorrerem por meio de contratos temporários).

Essa "instabilidade" levou a uma pesquisa pelo IPEA(Instituto de Economia Aplicada): Se levarmos em conta a média de tempo anual que um trabalhador terceirizado fica sem contribuir para a previdência social, seriam necessários 64 anos de trabalho para alcançar uma aposentadoria. Então uma pessoa que ingressasse no mercado de trabalho aos 18 anos se aposentaria aos 82!!
Outros problemas que envolvem esse tipo de contratação é a perda dos direitos trabalhistas, como férias, 13º salário...

O trabalhador terceirizado deve arcar sozinho com despesas como previdência, alimentação, transporte, saúde e ISS.

a hierarquias da empresa, uma vez que esse funcionário não é subordinado.
Outro ponto mais que negativo são os abusos cometidos por empresas que contratam mão-de-obra terceirizada é submeter o trabalhador
É necessário uma regulamentação para essa categoria, pois a tendência com o passar do tempo é de cada vez mais setores serem terceirizados
.


copiado do blogsport planeta vil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e deixe sua postagem