20/09/2010 - 22h54 - Atualizado em 20/09/2010 - 22h54
Portal ASSTBM -
O último relatório da Anistia Internacional, divulgado no mês de maio deste ano, mostrou que a segurança pública é o maior problema da América Latina, o que inclui o Brasil. Os resultados foram obtidos através de pesquisas com os cidadãos destas regiões. Essa insegurança que a população sente, virou um palanque eleitoral para todos os candidatos, de presidentes, governadores e deputados. E o que se vê no horário político,é candidatos prometendo ministérios,secretarias de segurança,investimento em viaturas,material, tecnologia,contratação de mais policiais,o que é muito importante mas não é tudo.
Mas aos olhos de uma grande parte da população é o suficiente, mas não é.
Isso cria para população uma sensação de segurança, o que não é verdade, e os candidatos sabem disso, sabem que é preciso bem mais, é preciso investimento humano no policial, dar dignidade a esse profissional tão desvalorizado, tanto pelo governo federal quanto estadual.
Um exemplo que tivemos disso foi a PEC 300, a cada promessa de votação os policiais saiam em caravana de seus estados levando sonhos de ter e poder proporcionar uma vida mais digna a sua família e assim seguiam para Brasília acompanhar a votação e o resultado disso tudo foi acompanhado nos jornais e tele-jornais, aliás, foi a única vez que vimos a televisão dando destaque a luta dos policiais, mas não se engane, pois o que a imprensa veiculou foi imagens de baderneiros, pois foi isso que diziam os tele jornais, o que a imprensa não informou foi que o tumulto foi causado por agentes penitenciários que também estavam reivindicando a aprovação da PEC 308. Em nenhum momento a imprensa levou ao conhecimento da população o calvário dos policiais, as horas de viagem ate Brasília, noites sem dormir,e policiais que não retornaram com vida para suas famílias.Mas isso não tem importância, a população e tanto a mídia, governo estadual e federal sabem, e porquê isso não tem importância pro meu vizinho, para meu patrão, pra mim? Respondo, o que realmente importa para nós civis é ver uma viatura passando, caminhar pelas ruas e ver policias nas esquinas, isso é o que nos importa, se o policial ganha mal não é da minha conta, suas dificuldades não nos interessa o que quero é caminhar pela rua e saber que vai ter policiamento ali para proteger a mim e a minha família.
O desinteresse da população pelo policial vem da imagem que a imprensa veicula em jornais, televisões tratam os policias como bandidos,um policial agressor corrupto é tudo que a imprensa e alguns figurões dos direitos humanos querem, prova disso foi a morte do filho de uma atriz da rede globo, onde o destaque não foi para o atropelador que levou o jovem a morte, ou o pai que subornou os PMs, os policias esses foram as manchetes.Mais um caso que também teve muita repercussão foi o confronto da polícia com traficantes no Rio de Janeiro, que teve um fim trágico para uma família que perdeu seu filho, um menino que estava na sala de aula e foi atingido por uma bala perdida, e mais uma vez a policia passou por incompetente, pois o resultado de suas ações foi a morte de uma criança. Este caso teve destaque em jornais e televisão, o que não foi destaque foi o resultado da pericia, que o tiro que levou o menino a óbito não foi da policia.
E ao que tudo isso leva? A uma população que quer ver policias nas ruas para se sentir segura, mas que não quer se aproximar deles, e tenho que dizer que existem sim policiais corruptos, policias que merecem o titulo de bandido, mas é uma minoria, e corrupção todo brasileiro sabe que existe em toda parte e em qualquer profissão, a diferença se faz em não aceitar, não se corromper.
E o resultado de tudo isso, é como aponta as pesquisas uma população com medo das ondas de violências e candidatos oportunistas em todo país prometendo investimentos na área de segurança publica.
Vamos falar do nosso estado, aqui no RS a começar pelos candidatos a deputados estaduais e federais, muitos aparecem defendendo a PEC 300, perguntamos onde eles estavam na época do esforço concentrado? Não me lembro de ter vistos eles na câmara federal defendendo a aprovação, agora os candidatos ao governo do estado, vou citar os três principais, pois acho fácil a oposição chegar e defender melhorias salariais não só para policiais quanto para professores ou qualquer setor, mas sabemos que eles não vão chegar ao governo, e caso cheguem também sabemos que todas as promessas não iram se realizar tão facilmente como prometido na campanha, mas falando dos três principais candidatos, nenhum deles tem um plano concreto para o ser humano, no caso o policial, temos um candidato com uma carta de intenção, que diz que ate 2014 pretende melhores salários, mas ate lá tem as bolsas do Pronasci, que é muito criticada por quem não recebe, mas que é muito bem vinda para os que possuem ,também se sabe que essas bolsas não contam em nada no futuro, se for para reserva ou houver qualquer problema, o policial vai perder essa onificação, então pode se disser que a bolsa ajuda, mas não resolve.
O outro candidato que configura em segundo lugar nas pesquisas, também lançou um plano de governo, no qual diz que vai investir na segurança publica, isso para a população em geral, já seria o suficiente para ter seu voto, então os problemas da segurança serão resolvidos?
E o governo? a governadora( candidata a reeleição) esta mostrando todo o investimento na segurança publica, e olha é impressionante, compra de novas viaturas contratação de novos policiais, tem o apoio do
comandante geral , falando da Brigada Militar e não para por ai, na campanha o governo promete novas contratações, construção de penitenciarias, já esta para ser aprovada contratação de novos policiais, e a sociedade estaria segura, será?
Não, não estamos, pois não adianta comprar viaturas e contratar novos policiais, pois logo vamos ter nas ruas novas viaturas dirigidas por policias cansados, desmotivados e com o pior salário pago entre todos os estados da federação, ainda que o RS seja o quarto no PIB nacional, isso acaba com a motivação dos policiais, do que valeu todo o investimento? Nada.
E como diz nossa governadora por traz dos números estão às pessoas, e porque não se investe nas pessoas?
Espero que o pensamento dos próximos governantes mude, que sigam o exemplo de alguns estados que já perceberam isso, citando o governo de Sergipe que se priorizou o homem ao invés da locação de carros e compra de armas e hoje tem uma polícia motivada e com isso uma mudança significativa nos índices da segurança, diferente das falsas estatísticas que nos empurram e que quando abrimos as páginas policiais a verdade é outra.
Jeferson Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita e deixe sua postagem