A União, os estados e municípios como artifício para aumentar suas bases políticas, satisfazer seus cabos eleitorais por compromissos assumidos, estão usando de um mecanismo muito perigoso que é criar (inventar) ministérios, secretarias, diretorias. Criar (inventar) cargos comissionados. Criar (inventar) sub-secretarias para assim, empregar ou acomodar todos que, de certa forma, são responsáveis ou necessários para governar e satisfazer interesses diversos.
Pois bem, este expediente tem sido um dos fatores responsáveis pela disseminação da corrupção nos cofres públicos. Pois, é impossível, uma única pessoa, por mais habilidade e austeridade que possa ter com o bem público gerenciar toda uma estrutura que o excesso de pastas exige. Infelizmente, é isto que estamos vendo ocorrer em nosso País. O fulano (político) quer trabalhar no executivo ou tem um parente, logo se cria um Ministério, ou uma Secretaria ou ainda uma Diretoria para acomoda-lo e então, necessita-se criar toda uma nova estrutura com novos servidores e assim, vai-se construindo um inchaço na máquina pública como também desenvolvendo mecanismos e facilidades para a corrupção.
O que observamos é que, quanto mais o País arrecada, quanto mais aumenta o consumo, mais o governo quer aumentar a arrecadação através da criação de taxas, industrialização das multas, etc, e sempre dizendo que falta recurso para os serviços básicos essenciais. Todavia, é impossível ter recursos onde a folha de pagamento dos servidores públicos consome mais de 60% da arrecadação pública. É impossível ter recursos para os serviços básicos essenciais, onde observamos corrupção desde os servidores do mais baixo até os mais altos escalões da administração pública. Onde há uma industrialização da corrupção envolvendo empresas privadas, públicas, etc. Ou seja, o inchaço e a corrupção no poder público, torna-se inviável para uma administração idônea e realizadora.
Estamos diante de um novo cenário de gestão publica, ou seja, é fundamental a evolução dos políticos para se atualizarem seus perfis, diante uma nova dinâmica, diante a evolução da sociedade no que se refere ao seu comportamento, seus anseios e suas exigências. Um gestor público precisa além de ser um estadista, isto é, enxergar o futuro, é necessário ser um gerente administrativo. Precisa, ter um olhar e administrar a pluralidade da sociedade, inclusive as minorias, para possam estar inseridas dentro dos direitos que a elas também é resguardada.
A globalização, a informação, a democracia são fatores responsáveis para esta exigência do novo perfil do político. Muito embora, ainda estamos diante de uma grande massa, ou seja, diante de muitos que desinteressam pela classe política, muitas vezes, os responsáveis pela eleição de uma enorme gama de políticos corruptos uma pequena minoria parte da sociedade politizada e consciente de seu papel de cidadão e detentora de direitos, está sendo responsáveis para esta nova mudança do perfil do servidor público (político).
Ataíde Lemos
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