- Igor Rios, O Globo, 03/11/2010 às 16h31m; Artigo do leitor
Por que gastamos tanto com nossos parlamentares? Um estudo da ONG Transparência Brasil, aponta que o custo de cada parlamentar do Congresso brasileiro é de 2.068 salários mínimos (R$ 785.840) por ano. No Senado, gastamos 6 bilhões de reais por ano. O peso do nosso Congresso no bolso do contribuinte é maior do que em países de Primeiro Mundo, como Itália e França. Se pudéssemos reduzir o custo do Senado pela metade, teríamos três bilhões de reais extras nos cofres públicos, que poderiam ter um destino mais nobre, em vez de bancar regalias de congressistas, muitos destes que só aparecem para votar.
A vida de um parlamentar brasileiro tem regalias que fogem completamente da realidade de nosso país. Como eles mesmos votam seus salários e suas mordomias, não podemos vislumbrar um congresso mais econômico.
Na Suécia, por exemplo, um deputado tem a sua disposição um apartamento funcional de 30 metros quadrados com uma única sala. Nesta sala, existe um sofá-cama, onde eles dormem. O apartamento não conta com lavanderia, os deputados têm que levar suas roupas para uma máquina de lavar comunitária e botar a "mão na massa". Antigamente, nem este apartamento eles tinham. Contavam apenas com um gabinete de 18 metros quadrados, com uma poltrona reclinável, usada para dormir nos dias úteis, que são todos os dias da semana. Eles não têm motorista, secretários nem assessores em seus gabinetes. O Primeiro-ministro mora em uma casa de 300 metros quadrados sem empregados. Ele mesmo passa suas roupas e arruma a casa.
No Brasil, gastamos milhões com um deputado, que muitas vezes não representa o povo na hora das votações. Muitos só aparecem para votar e voltam pro seu estado natal, permanecendo poucas horas em Brasília. Isso sem falar em recesso, férias, CPIs, etc, que paralisam as votações. Nossos deputados são como membros da família real, que consomem muito e fazem pouco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita e deixe sua postagem